Esta anomalia visual normalmente aparece em todas ou quase todas as pessoas a partir dos 40 anos. Quando a pessoa se apercebe que tem presbiopia, parece que esse processo foi instantâneo e apareceu do nada, mas não, a presbiopia faz parte de um processo contínuo que começa a partir dos 40 anos que leva a pessoa a ver mal ao perto.
A visão vai perdendo capacidade por assim dizer, um dos casos é quando está a ler, ter que se afastar um pouco do livro para conseguir ler com maior nitidez.
A idade não perdoa, e um dos factores para ter esta anomalia é o facto de o mecanismo de acomodação da nossa visão estar a perder qualidades com o passar dos anos, que consiste na capacidade do olho modificar a potência óptica para ver a diferentes distâncias.
Se tiver só presbiopia, para compensar, deve-se usar apenas óculos com lentes para ver ao perto, aquelas de apenas meia lua, que permite olhar por cimas das lentes para ver ao longe.
Se tiver presbiopia com outras anomalias visuais deve-se usar "lentes progressivas", porque pode ser a escolha ideal para quem tem presbiopia e ao mesmo tempo miopia , hipermetropia ou astigmatismo pois permite ver bem a todas as distâncias.
Estas lentes têm um desenho complexo mas o aparecimento de novos designs, de mais fácil adaptação leva a considerá-las actualmente como a melhor escolha, sendo necessário apenas dois ou três dias para nos adaptarmos a elas.
1-representa a zona central de visão de longe;
2-representa o ponto a partir do qual a potência da lente começa a aumentar;
3-representa a zona central de visão de perto.
olá
ResponderEliminareste blog está muito bom, tive que fazer um trabalho sobre lentes e afins e ajudou me bastante.
cumprimentos