Após ter pesquisado em vários sites ingleses esta é a conclusão a que eu cheguei em relação a este tema:
Existem dois tipos de fonte de luz, natural e artificial.
As fontes de luz natural são o sol e as estrelas.
As artificiais são fontes de luz provenientes de energia eléctrica e combustão. E vão desde aquecer as resistências (torradeiras, aquecedores, etc), chamada de luz incandescente; até fazer passar electricidade através de gás ou vapor de modo a que acendam e formem raios de luz, chamada de luzes fluorescentes.
Recentemente foi inventado um novo tipo de luz artificial que transporta informação a cerca de 300 mil km/s (velocidade da luz), com velocidades ate muitas centenas de megabites, estou a falar da fibra óptica. este tipo de luz vai com certeza revolucionar a industria das telecomunicações, começando já a dar os seus frutos recentemente. Segundo a PT, vai ser substituído o cabo de cobre pela fibra, espera se que até 2013 já todas as casas do país tenham fibra óptica, o que eu acho que vai ser muito complicado por certos motivos lol.
Um exemplo é como vão fazer chegar a fibra até aquelas aldeias bem distantes do Alentejo e do norte, acreditem que é difícil, eu sei porque ja trabalhei na fibra óptica, e como dá trabalho!
Por curiosidade sabem que uma fibra tem a espessura de um cabelo vosso? Acho isso espectacular , porque sendo vidro como é que não parte, lol.
Bem, concluindo existem muitos tipos de luz, muitas faltam ser inventadas, mas todas têm basicamente o mesmo objectivo.
links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Template_talk:Artificial_light_sources
http://au.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080815165949AAdZJk5
Está bom o texto... trabalhaste com fibra óptica?
ResponderEliminaracredito que sempre acharão um jeito pra colocarem tecnologia em todo lugar .. mesmo que demore um tempo!
ps. ta empenhado!
Um bom assunto de pesquisa, a sua pergunta: por que é que sendo vidro, a fibra óptica não parte?
ResponderEliminar